PROJETO MEDIAÇÃO DE CONFLITO:
DO
DIÁLOGO À CIDADANIA
O presente projeto interventivo
surgiu inicialmente da inquietação de um grupo de sete orientadoras
educacionais da Coordenação Regional de Ensino do Gama ao perceberem em suas
escolas, que a falta de uma metodologia comum de resolução de conflitos gerava
um excesso de encaminhamentos e sanções dadas aos alunos que demonstravam
comportamentos de indisciplina, desrespeito, agressividade, violência, etc.
Percebeu-se que era necessário
discutir com os professores, equipe diretiva, pais e comunidade escolar sobre
técnicas de mediação de conflito, baseados no diálogo, com a finalidade de não
só melhorar a convivência escolar, mas também potencializar a construção de uma
sociedade que conviva em uma cultura de paz.
A mediação de conflito surgiu como
uma possibilidade interventiva no curso Juventude Diversidade e Convivência
Escolar, oferecido aos servidores da SEE-DF no ano de 2009. Contudo, as
técnicas utilizadas, foram elaboradas pelo grupo a partir de suas interpretações dos
referenciais e da compreensão de sua ação educativa no contexto escolar.
Devido especificidades no serviço de
cada orientadora, que atendiam desde educação infantil ao ensino médio, o grupo
sentiu necessidade de subdividir-se por modalidade para uma atuação mais eficaz
e um planejamento mais adequado para o seu público-alvo.
As atividades descritas neste blog
referem-se aos atendimentos em mediação de conflito realizadas nas Escola
Classe 09 e Escola Classe 22 do Gama situadas no Distrito Federal.
Essas escolas atendem da educação
infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
OBJETIVO
GERAL
Propiciar aos
alunos, professores e gestores das escolas participantes do projeto subsídios
para que possam atuar como mediadores em situações de conflito, visando uma
transformação positiva nas relações vivenciadas no cotidiano escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Reconhecer a escola como espaço
legítimo de diálogo, cooperação mútua, de entendimento e como instrumento de
transformação nas relações;
Ø Discutir o conceito de mediação e
intervenção de conflitos, salientando a importância dos valores éticos para a
valorização da paz;
Ø Identificar lideranças estudantis que
tenham interesse em se tornarem agentes da paz (mediadores de conflito);
Ø Apresentar as assembléias de classe
como meio de transformar o conflito em espaço de aprendizagem
(biopsicossocial).
METODOLOGIA
Participaram
desta pesquisa-ação os estudantes, professores, equipe diretiva e comunidade
escolar. Inicialmente foi realizado um breve diagnóstico nas escolas que
participariam do projeto.
Buscando evidenciar a visão sobre
conflito e violência, assim como quais as ações interventivas frente a
situações conflituosas que surgiam no dia a dia, foram aplicados questionários,
analisados os registros dos livros de ocorrência e atas do SOE.
A partir desta
leitura da realidade o grupo optou inicialmente por atuar coletivamente
constituindo-se como grupo de estudo permanente para aprofundamento teórico
e metodológico com planejamento e
avaliação continuada das ações.
Foram planejadas
para o ano de 2012 as seguintes etapas:
·
Formação
entre os alunos do 4º ano e 5º ano para se tornarem multiplicadores do projeto
com o título de agente da paz ou mediadores de conflito;
·
Realização
das Assembleias de Classe nas turmas em formação;
·
Seleção
entre os alunos formados daqueles que apresentam o perfil para mediação de
conflito;
·
Apresentação
do projeto aos professores de 1º e 2º anos;
·
Realização
de pelo menos uma oficina sobre o tema com os pais dos alunos envolvidos no
projeto;
·
Oficinas
para os alunos de 1º e 2º anos realizadas pelos agentes da paz formados;
·
Avaliação
das atividades desenvolvidas.
Pretende-se
aplicar o projeto em todas as séries gradativamente. No entanto, neste ano de
2012 serão realizadas a formação dos agentes da paz e as oficinas em todas as
turmas de 1º e 2º anos. Essas oficinas serão supervisionadas pelo Serviço de
Orientação Educacional.
Os materiais
básicos para a realização das oficinas foram:
Livros:
· Bonzinho, mas nem tanto da coleção Descobrindo Valores;
· Nós de Eva Furnari;
· Eles que não se amavam de Celso
Sisto;
· O livro dos sentimentos de Todd Parr;
· O danado do medo de Nana Toledo Ed.
Casa dos Sentimentos;
· Quando fico triste de Nana Toledo Ed.
Casa dos Sentimentos;
· Livro Fiquei Zangada de Nana Toledo
Ed. Casa dos Sentimentos;
· Livro Sinto Raiva de Brian Moses
(minhas emoções) da Ed. Scipione;
· Esta é Silvia;
· Assembléia dos Bichos – Nivaldo T.
Manzano – Ed. Embrapa.
Atividade e dinâmicas:
Ø quadro dos sentimentos (diário e semanal);
Ø Figuras (animais) e palavras (sentimentos);
Ø Boneca de pano (Mel);
Ø Cartazes sobre Os Nós;
Ø Power-point com as histórias;
Ø Jogos e dinâmicas sobre convivência
escolar.
Ø Dinamica do Tubarão;
Observação: O planejamento e execução das
atividades e dinâmicas estão descritos mais detalhadamente no marcador
atividades práticas deste blog.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Espera-se no decorrer da realização
do projeto obter:
Maior conscientização dos alunos sobre os seus
sentimentos;
Melhora no comportamento;
Apropriação dos termos e técnicas em mediação
de conflitos pelos alunos;
Interesse dos alunos pelo tema e demonstração
de vontade de serem mediadores de conflitos;
Diminuição nos índices violência
(agressões físicas e verbais) entre os alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELEZA, Flávia. Mediação (no contexto) Escolar. Curso
Juventude, Diversidade e Convivência Escolar. 2009.
MULLER, Jean-Marie. Não-Violencia na Educação. Tradução de
Tônia Van Acker. São Paulo:Palas Athena, 2006.
CALLADO, C.V. Educação para a paz: promovendo valores
humanos na escola através da educação física e dos jogos cooperativos.
Santos/SP: Editora Projeto Cooperação Ltda, 2004.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Indisciplina e Disciplina
Escolar: Fundamentos para o Trabalho Docente. Coleção Docência em Formação.
Série Problemáticas Transversais, São Paulo, Cortez, 2009.
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