sábado, 11 de agosto de 2012

Projeto


 
PROJETO MEDIAÇÃO DE CONFLITO: 
DO DIÁLOGO À CIDADANIA

O presente projeto interventivo surgiu inicialmente da inquietação de um grupo de sete orientadoras educacionais da Coordenação Regional de Ensino do Gama ao perceberem em suas escolas, que a falta de uma metodologia comum de resolução de conflitos gerava um excesso de encaminhamentos e sanções dadas aos alunos que demonstravam comportamentos de indisciplina, desrespeito, agressividade, violência, etc.
Percebeu-se que era necessário discutir com os professores, equipe diretiva, pais e comunidade escolar sobre técnicas de mediação de conflito, baseados no diálogo, com a finalidade de não só melhorar a convivência escolar, mas também potencializar a construção de uma sociedade que conviva em uma cultura de paz.
A mediação de conflito surgiu como uma possibilidade interventiva no curso Juventude Diversidade e Convivência Escolar, oferecido aos servidores da SEE-DF no ano de 2009. Contudo, as técnicas utilizadas, foram elaboradas pelo grupo  a partir de suas interpretações dos referenciais e da compreensão de sua ação educativa no contexto escolar.
Devido especificidades no serviço de cada orientadora, que atendiam desde educação infantil ao ensino médio, o grupo sentiu necessidade de subdividir-se por modalidade para uma atuação mais eficaz e um planejamento mais adequado para o seu público-alvo.
As atividades descritas neste blog referem-se aos atendimentos em mediação de conflito realizadas nas Escola Classe 09 e Escola Classe 22 do Gama situadas no Distrito Federal.
Essas escolas atendem da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.


 OBJETIVO GERAL


       Propiciar aos alunos, professores e gestores das escolas participantes do projeto subsídios para que possam atuar como mediadores em situações de conflito, visando uma transformação positiva nas relações vivenciadas no cotidiano escolar.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø Reconhecer a escola como espaço legítimo de diálogo, cooperação mútua, de entendimento e como instrumento de transformação nas relações;
Ø Discutir o conceito de mediação e intervenção de conflitos, salientando a importância dos valores éticos para a valorização da paz;
Ø Identificar lideranças estudantis que tenham interesse em se tornarem agentes da paz (mediadores de conflito);
Ø Apresentar as assembléias de classe como meio de transformar o conflito em espaço de aprendizagem (biopsicossocial).


METODOLOGIA


         Participaram desta pesquisa-ação os estudantes, professores, equipe diretiva e comunidade escolar. Inicialmente foi realizado um breve diagnóstico nas escolas que participariam do projeto.
Buscando evidenciar a visão sobre conflito e violência, assim como quais as ações interventivas frente a situações conflituosas que surgiam no dia a dia, foram aplicados questionários, analisados os registros dos livros de ocorrência e atas do SOE.
       A partir desta leitura da realidade o grupo optou inicialmente por atuar coletivamente constituindo-se como grupo de estudo permanente para aprofundamento teórico e  metodológico com planejamento e avaliação continuada das ações.
       Foram planejadas para o ano de 2012 as seguintes etapas:
·       Formação entre os alunos do 4º ano e 5º ano para se tornarem multiplicadores do projeto com o título de agente da paz ou mediadores de conflito;
·       Realização das Assembleias de Classe nas turmas em formação;
·       Seleção entre os alunos formados daqueles que apresentam o perfil para mediação de conflito;
·       Apresentação do projeto aos professores de 1º e 2º anos;
·       Realização de pelo menos uma oficina sobre o tema com os pais dos alunos envolvidos no projeto;
·       Oficinas para os alunos de 1º e 2º anos realizadas pelos agentes da paz formados;
·       Avaliação das atividades desenvolvidas.
         Pretende-se aplicar o projeto em todas as séries gradativamente. No entanto, neste ano de 2012 serão realizadas a formação dos agentes da paz e as oficinas em todas as turmas de 1º e 2º anos. Essas oficinas serão supervisionadas pelo Serviço de Orientação Educacional. 

         Os materiais básicos para a realização das oficinas foram:

Livros:
·       Bonzinho, mas nem tanto da coleção Descobrindo Valores;
·        Nós de Eva Furnari;
·       Eles que não se amavam de Celso Sisto;
·       O livro dos sentimentos de Todd Parr;
·       O danado do medo de Nana Toledo Ed. Casa dos Sentimentos;
·       Quando fico triste de Nana Toledo Ed. Casa dos Sentimentos;
·       Livro Fiquei Zangada de Nana Toledo Ed. Casa dos Sentimentos;
·       Livro Sinto Raiva de Brian Moses (minhas emoções) da Ed. Scipione;
·       Esta é Silvia;
·       Assembléia dos Bichos – Nivaldo T. Manzano – Ed. Embrapa.

Atividade e dinâmicas:

Ø  quadro dos sentimentos (diário e semanal);
Ø  Figuras (animais) e palavras (sentimentos);
Ø  Boneca de pano (Mel);
Ø  Cartazes sobre Os Nós;
Ø  Power-point com as histórias;
Ø  Jogos e dinâmicas sobre convivência escolar.      
Ø  Dinamica do Tubarão;

Observação: O planejamento e execução das atividades e dinâmicas estão descritos mais detalhadamente no marcador atividades práticas deste blog.


RESULTADOS E DISCUSSÃO


Espera-se no decorrer da realização do projeto obter:

*    Maior conscientização dos alunos sobre os seus sentimentos;
*    Melhora no comportamento;
*    Apropriação dos termos e técnicas em mediação de conflitos pelos alunos;
*    Interesse dos alunos pelo tema e demonstração de vontade de serem mediadores de conflitos;
*   Diminuição nos índices violência (agressões físicas e verbais) entre os alunos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 
BELEZA, Flávia. Mediação (no contexto) Escolar. Curso Juventude, Diversidade e Convivência Escolar. 2009.

MULLER, Jean-Marie. Não-Violencia na Educação. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo:Palas Athena, 2006. 

CALLADO, C.V. Educação para a paz: promovendo valores humanos na escola através da educação física e dos jogos cooperativos. Santos/SP: Editora Projeto Cooperação Ltda, 2004.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Indisciplina e Disciplina Escolar: Fundamentos para o Trabalho Docente. Coleção Docência em Formação. Série Problemáticas Transversais, São Paulo, Cortez, 2009.


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